EX-VEREADOR “TONINHO DO FRANGO” E SUA ESPOSA SÃO CONDENADOS POR CRIMES DE PECULATO E FALSIDADE IDEOLÓGICA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERUÍBE obteve a condenação de Antônio Francisco Ricardo (ex-vereador “Toninho do Frango”) e Marineusa da Silva Ricardo (esposa do ex-vereador) por crimes de peculato e falsidade ideológica. Dilda da Silva Ribeiro (que trabalhava como empregada doméstica na residência do casal) também foi condenada pelos mesmos crimes.

Segundo a denúncia (recebida em 05/11/2012), Antônio (“Toninho do Frango”) e sua esposa Marineusa convenceram a corré Dilda a assinar alguns documentos que a legitimaram a ocupar o cargo de assessora legislativa da Câmara Municipal de Peruíbe entre os meses de março e novembro de 2011, porém Dilda nunca chegou a exercer de fato essa função, passando a ser uma funcionária “fantasma” da Câmara Municipal. Ainda durante esse período, Antônio e Marineusa se apropriaram de R$ 17.314,47, valor esse referente a 09 meses de salário do cargo de assessora legislativa da Câmara Municipal de Peruíbe, repassando uma pequena parte desse valor à Dilda.

Foi apurado que todo final de mês o ex-vereador “Toninho do Frango” levava até a sua residência a folha de presença para que Dilda a assinasse, visando, dessa forma, demonstrar a aparência de regularidade na contratação de Dilda para o cargo de confiança que exercia. Contudo, as provas produzidas no decorrer do processo demonstraram que Dilda jamais exerceu as funções de assessora legislativa nem tampouco esteve presente na Câmara Municipal naquele período, tendo frequentado a Casa Legislativa por apenas uma semana após os fatos terem sido descobertos e noticiados na imprensa local. Convém ressaltar que a própria Dilda afirmou que na semana que esteve presente na Câmara, “ficou sentada esperando o tempo passar e não fez nada”.

Em razão de suas condutas criminosas, “Toninho do Frango” foi condenado à pena de 11 anos e 08 meses de reclusão em regime inicial fechado; Marineusa à pena de 04 anos e 04 meses de reclusão em regime inicial semiaberto; e Dilda à pena de 05 anos de reclusão em regime inicial semiaberto.

camara peruibe

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s