PROJETO “ACOLHER” ORIENTA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No mês da mulher, o Ministério Público realiza pela 2ª vez na cidade de Peruíbe o “Projeto Acolher”.

O “Projeto Acolher” reúne mulheres vítimas de violência doméstica para explicar-lhes o conteúdo da Lei Maria da Penha, os direitos que a lei as garante, a tramitação da investigação policial e do processo judicial.

Além das orientações de cunho jurídico e psicossocial, o “Projeto Acolher” busca a aproximação entre as vítimas e a Rede de Serviços Socioassistenciais, de forma a favorecer o atendimento adequado às diversas demandas e necessidades que surgem em virtude das mudanças acarretadas pela denúncia e pelo enfrentamento à violência vivenciada.

Tudo é feito em uma exposição de 90 minutos pela Promotora de Justiça, com o apoio do CREAS. Um vídeo também é apresentado na ocasião e é vedada a participação de homens e/ou agressores.

O objetivo é ajudar as mulheres a romperem o ciclo de violência, vez que, muitas vezes, a vítima acaba acreditando na promessa do agressor de que tudo será diferente, mas depois de alguns dias acaba sendo agredida novamente.

No “Projeto Acolher”, a violência doméstica é abordada como uma questão de violência do gênero, alimentada e ocultada por uma sociedade que ainda é patriarcal e machista.

Após a exposição, as mulheres recebem um exemplar da Cartilha “Mulher Vire a Página”(cartilha vire a página), elaborada pelo Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo – GEVID, além de informações sobre os serviços oferecidos pelo município e por instituições não governamentais onde possam buscar auxílio.

Em caso específicos e se necessário são fornecidos alguns encaminhamentos no mesmo dia da palestra.

No final das atividades é realizada uma avaliação por parte das mulheres, que podem sugerir ações e temas a serem abordados nos outros encontros do gênero.

Data: 27 de março de 2015, às 09:30hs.

Local: Auditório da Casa da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Endereço: Av. São João, nº 696, Centro – Peruíbe (ao lado do Fórum)

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s